SERVIÇOS
Biópsia
A biópsia é um procedimento cirúrgico com a retirada de pequenos fragmentos de uma lesão, órgão, ou toda lesão, sendo rotineiramente colocado em solução de formalina à 10%. Alguns órgãos ou determinadas biópsias especiais são melhores conservadas em outros fixadores, à fresco ou congeladas, estas devem ser encaminhadas imediatamente ao laboratório. Cabe ao médico que realiza a biópsia saber qual o tipo de procedimento mais adequado
Biópsia por Congelação
O patologista congela a amostra de um fragmento de tecido ou órgão lesado obtida pelo cirurgião, utilizando-se um criostato a menos 20 graus Celsius. O material congelado é então seccionado, em um micrótomo, em delgadas fatias micrométricas que são estendidas em lâmina de vidro para então serem coradas. Em seguida, o patologista examina, no microscópio óptico, a lâmina corada e consegue determinar, na maioria das vezes, a natureza da lesão.
Peça Cirúrgica
Citologia do Colo Uterino (Preventivo)
Esse exame é preventivo por permitir detectar as lesões preneoplásicas e neoplásicas do colo uterino. Quanto mais precoce forem descobertas essas alterações, maior chance de cura e menos complexo e traumático o tratamento. Neste exame ainda são diagnosticados a presença de infecções como HPV, Candidíase, tricomoníase etc, e o estado hormonal.
RECEPÇÃO DO MATERIAL
Procedimentos
- Recebe sua amostra
- Confere a identificação do material e o pedido médico
- O estado de conservação: se é adequado para o exame solicitado (material à fresco, se fixado em formol, Formalina 10%, ou congelado)
- Os dados burocráticos em relação ao convênio
- O paciente ou responsável assina o termo de compromisso com os dados, prazo e local da entrega do resultado, e fica de posse do protocolo de recebimento do resultado do exame